CÉLIA REIS
Diretora-geral da Altran
 
Uma mulher das tecnologias
 
Os mais de 800 colaboradores conferem à Altran, multinacional francesa na área da consultoria de inovação e tecnológica em Portugal, o estatuto de grande empresa. E à sua frente, com o cargo de diretora geral desde 2009, está Célia Reis. Formada numa área onde as mulheres estão em minoria, a Engenharia Informática, prosseguiu os estudos após a licenciatura com um MBA na AESE - Escola de Direção e Negócios, sem perder de vista o setor das Tecnologia da Informação e Comunicação que, nunca deixou de ser o seu.

O início da carreira fez-se na multinacional Xerox, passando depois pelo departamento de informática do ex-Banco Comercial Português, e também pelo departamento de pré-venda da Software AG Portugal, do qual foi responsável. Em 1996, juntamente com dois outros empreendedores, fundou a Global N SA, empresa com a missão de desenvolver sistemas de apoio à decisão a operar em Portugal e no Brasil. Cinco anos depois, em 2001, a compra da Global N SA pela Altran traçou-lhe o rumo que segue ainda hoje, acumulando, desde 2013, responsabilidades internacionais no Grupo Altran com participação activa na definição do plano estratégico 2016-2020.

Liderou o primeiro processo de fusão e consolidação das várias empresas Altran em Portugal em 2006 e a última etapa, concluída em 2009 tendo, três anos mais tarde, liderado a iniciativa pioneira de desenvolver em Portugal uma plataforma de Nearshore para o Grupo, incluindo o investimento de 6,9 M€ e a criação de 120 postos de trabalho qualificados na cidade do Fundão. A isto junta-se o crescimento sustentado de dois dígitos da Altran em Portugal nos últimos anos, tendo duplicado o seu volume de colaboradores desde 2012.

É ainda esposa e mãe orgulhosa de 2 filhos e extremamente reconhecida pelo apoio e sacrificiuos partilhados com a familia que permitiram construir uma vida profissional extremamente dinâmica e exigente.